segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Conquista


"Acredito que todos os sonhos, para aqueles que os sonham, são desejos fora do mundo real. Todos os sonhadores, inconcientemente, sabem que os sonhos são vontades muito intensas que se busca no infinito da alma. E todos nós sonhamos as luzes dos dias de glória, todos inicialmente sem excessão possuem os seus sonhos, o mundo está unido nessa busca constante. Não importa se você é normal ou diferente, se é pobre ou se é rico, se estuda em uma escola pública ou em uma particular, se você mora numa casa de morro ou numa mansão... Quando chega a hora de descansar, colocamos a cabeça no travesseiro e as portas das oportunidades se abrem infinitamente.
Então quando se é jovem a esperança de realizar seus sonhos é constante,algumas pessoas perdem essa esperança e passassam o resto dos dias de suas vidas amarguradas, perderam o motivo que as fazia levantar cada dia e acreditar em um momento melhor, o que pode ser pior do que não poder sonhar? Também algumas pessoas levaram essa esperança até os últimos níveis e fizeram dos seus sonhos pesadelos, cobiçaram demasiadamente e até deixaram seus escrúpulos e a sua dignidade para chegar a um ponto em que se entra em desespero ou se entra na loucura.
Eis que então eu estava no momento de decidir o meu futuro, batalhar para realizar meu sonho. Abri mão de
muitas coisas, pois sabia que mesmo que não alcançasse meu objetivo, eu poderia simplesmente olhar para trás e pensar "eu fiz um pouco da minha parte". Um pouco? Sim, um pouco, você pode até me perguntar o que é que
faltou, mas eu não saberia te responder ao certo. Porque por mais que você se esforce, você sempre imagina um jeito em que você poderia ter se esforçado mais, mas no final isso não importa porque uma pessoa que se dedicou inteiramente ou estragará os seus dias se entregando a fissuração não percebendo as alegrias da vida e será uma pessoa frustrada por não ter momentos de lazer.
Todos me diziam que era bom ser otimista. Mas eu não me permiti tamanho luxo, você pode até considerar um absurdo, mas até o momento decisivo me privei de mensagens otimistas, até mesmo por que tenho medo de otimismo pois ele nos proporciona uma decepção muito dolorosa. E lá no meu coração eu sentia o lado otimista bem encolhido mas sempre aceso, que as vezes se pronunciava mas que era rapidamente bloqueado, e o lado (não pessimista mas...) incrédulo que me fazia descer um nível abaixo da humildade, fazendo com que eu acreditasse que todo o conhecimento que possuia não era suficiente. Assim provoquei em mim a busca, mudava de humor facilmente, algumas pessoas não me entendiam, mas no final eu só queria que ao receber uma má notícia a dor não me atingisse tão forte, pois pra mim no otimismo ao receber uma má notícia é como se esperássemos rios de bençãos em um deserto sombrio. Queria que se eu recebesse uma boa notícia, o inesperado me provocasse a melhor sensação da minha vida, e realmente foi isso o que me aconteceu.
Nâo, mais uma vez não dá pra explicar um sentimento. Percebe-se que se está totalmente realizado quando não se quer mais dormir a noite, pois nenhum dos sonhos que você terá vai ser tão maravilhoso como o sonho que virou realidade. E no dia 31/01/2010 eu não queria dormir, e ao acordar vim correndo ver se tudo não passava de um sonho. Não, não era um sonho, mas agora é uma conquista."


Amanda Cristina Teixeira da Silva

Lugar no curso Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras (UFLA) pelo SISU/ENEM.
12º Lugar no curso de Bioquímica na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Nenhum comentário: